Receba nosso Informativo
Nome:
E-mail:
Login de Sócio
Usuário:
Senha:
2ª Semana de Fotografia – SFSV “Frame em Foco” 16/07/2018


Dias 16 a 22 de julho de 2018 a cidade de São Vicente será palco da 2ª Semana de Fotografia “Frame em Foco”, realizado em quatro espaços com infraestrutura para atender a todo público.
Contamos com a participação de fotógrafos competentes para ministrar atividades voltadas para diversos segmentos da fotografia, serão oficinas, workshop, palestras, intervenções artísticas, circuito fotográfico, exposição e o concurso fotográfico.
Final de semana dia 21 (sábado) tem o circuito fotográfico e 22 (domingo) no encerramento, desfile, estúdio, varal fotográfico e receberemos Ricardo Biserra com Fotroca.
Todos os alimentos recebidos durante o evento serão doados para o Lar de Amparo Vovó Walquiria, localizado na avenida João Francisco Bensdorp 1.555 na Cidade Náutica em São Vicente.
Fundamental para o sucesso de qualquer projeto é ter uma equipe coesa e dedicada e esse ano preparamos um evento inspirador para os entusiastas da arte de fotografar.

Promoção e organização - Foto Clube São Vicente O Frame com apoio cultural:
Onfoccus Publicações e Serviços de Internet http://www.onfoccus.com.br
Secretaria da Cultura de São Vicente - Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho e Parque Cultural da Vila de São Vicente. http://www.saovicente.sp.gov.br/publico
Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente https://www.facebook.com/ihgsv.casadobarao
Espaço Amigos da Cultura https://www.facebook.com/espacoamigosdacultura
Coletivo de Fotógrafos de Cubatão
José Roberto –Mestre de Cerimonias https://www.facebook.com/jota.erre.79
Ricci Filmes https://www.facebook.com/25riccifilmes
Widia Cultural https://widiacultural.wordpress.com
Fotroca https://www.facebook.com/fotroca
COFIT https://pt-br.facebook.com/cofit.itanhaem/
Diário ZN www.diariodazonanoroeste.com.br
Excursões Zulu https://pt-br.facebook.com/zuluexcursoes/



PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)

ATENÇÃO: SERÃO CANCELADAS AS INSCRIÇÕES REALIZADAS PARA ATIVIDADES QUE ACONTECEM NO MESMO DIA E HORÁRIO.

Dia 17/07 Terça feira das 10:00 as 13:00 horas – Oficina “Selfie – O Autorretrato”
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã

Material: Os participantes deverão trazer uma roupa e até 3 abjetos que dizem algo sobre sua personalidade e sobre quem eles são. As fotos dos ensaios serão enviadas via e-mail para os participantes

Assuntos abordados
Talvez o estilo de fotografia mais conhecido nos dias de hoje é a "selfie". Simples e objetiva. Uma "selfie" pode ser tirada no trabalho, num bar, num lugar paradisíaco ou mesmo na própria cama. Pode não parecer, mas uma selfie pode dizer muito sobre a pessoa.
Como vivemos tempos onde a velocidade da informação impera nos meios de comunicação criando uma dependência de grandes volumes de conteúdo, a preocupação com o que e como está sendo dito acaba sufocada.
A proposta da oficina é criar uma brecha nesse espaço-tempo. Será um momento para um olhar mais apurado e cuidadoso do processo fotográfico, mais ainda, será um momento para olhar para dentro e se expressar de uma forma mais natural, sem necessidades de aprovação externa.
ATIVIDADES
1- Apresentação.
2- O primeiro olhar. Os participantes desenharão um auto-retrato em uma folha de papel. Será um exercício do desapego dos padrões e regras de certo e errado e também a importância de se olhar sem julgamentos, apenas perceber as próprias nuances de uma maneira objetiva, para isso eles não poderão olhar para o desenho, olharão apenas para eles mesmos utilizando um espelho ou o próprio celular. Darei as instruções detalhadas para a atividade. (20 min.)
3- Introdução à técnica fotográfica. ISO, velocidade do obturador, diafragma, White balance e lentes.
4- O segundo olhar, entrando no personagem. Os dois primeiros olhares são uma preparação e planejamento para o ensaio do retrato. Tendo a consciência de quem eles são, os participantes farão o próprio retrato, definindo iluminação, direção de arte e atuação. Neste momento a ajuda de todos é fundamental, pois todos serão diretores de seus retratos e assistentes dos outros participantes, ajudando na produção. Durante a montagem do set de luz eu darei dicas de iluminação.
5- Após os cliques, faremos uma análise rápida de cada retrato percebendo as diferentes percepções.

Théo Grahl
Publicitário formado pela PUC-SP.
Foi Coordenador Técnico no projeto "What´s Wrong with the World" parte da série "Play on Earth", espetáculo realizado simultaneamente no OI Futuro no Rio de Janeiro e em Londres por transmissão via Internet, em 2008. Atuou como Diretor Técnico das peças multimídias WeTudo - Desesperando Godot, encenado em São Paulo no espaço GAG, no Centro Cultural São Paulo e no Festival Cênico Conexão XXI na Paraíba e da peça o Homem da Camisa Branca, contemplado com o Prêmio Estímulo de novos textos de dramaturgia para teatro da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, em 2009.
Diretor do videoclipe “Final Day” da banda Slasher e do curta para Vicunha Textil “Athletic Concept” e co-diretor do curta-metragem “Insight”.
Como Diretor de fotografia atuou para os vídeos publicitários do site Sprite 2.0 e para campanha de 50 anos da APAE São Paulo, do curta-metragem "Observação" participante do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e dos documentários contemplados com o PROAC de resgate da memória indígena “Kuaray – a história de um brasileiro” e “Fortalecimento da Tradição Guarani”.
Foi Diretor de Produção da webserie “Física Vivencial – uma aventura do conhecimento” produzida para o programa educacional CONDIGITAL uma parceria do MEC/MCT/FNDE. Série de 24 programas educacionais sobre física.
Produtor e Diretor de Fotografia do documentário “Face Leste” viabilizado com recursos de emenda Parlamentar.
Em 2011 coordenou a Oficina de Fotografia “O Frame”, ministrada em São Vicente para o projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e foi professor de fotografia para o curso de Fotografia e Patrimônio da Associação Beato de Anchieta em São Miguel Paulista.
Desde 2011 atua como Diretor Criativo na Bonita Produções, participando na criação e produção de projetos coorporativos e culturais.

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 6 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail – theogt@gmail.com
Site: https://vimeo.com/theograhl
Telefone: 11 99287-5879
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 17/07 Terça feira das 18:00 às 20:00 horas – Palestra - Esquinas “Cinema de fluxo e os sabores da cidade criativa”
Local- Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã.

Assuntos abordados
A palestra/painel “Esquinas – Cinema de fluxo e os sabores da cidade criava”* aborda a interação expandida entre o cinema, fotografia, gastronomia e o turismo de experiência a partir do ensaio cine fotográfico “Verticidades”, realizado pelo cineasta e jornalista Eduardo Ricci. Durante 1h30 os participantes farão uma imersão, como um flâneur, em práticas de ações transmídias para conhecer o universo disruptivo do cinema de fluxo. Uma cidade sempre nos inspira, seja com sua luz, seus caminhos, sua população, seus aromas ou sabores. Basta permitir-se imergir em seu cotidiano e suas esquinas que a troca será permanente.
Ricci viajou por 7 países para filmar e fotografar o caos criativo urbano a partir das esquinas, buscando a sensação de vertigem nas construções e nos caminhos do cotidiano das esquinas registradas. Agora todo esse material captado é transformado num projeto transmídia, sobre o caminhar que articula o todo no fragmento, o universal no particular e o horizonte.

Materiais fornecidos pelo proponente
. Câmera 360Fly (demonstrações)
. Câmera GoPro
. Smartphone (demonstrações)
. Tablet (demonstrações)
. Lentes e acessórios dos dispositivos móveis
. (2) Tripés
. (5) Óculos

Eduardo Ricci
O cineasta, fotógrafo e jornalista Eduardo Ricci morou por oito meses na Austrália para finalizar os registros de seu longa-metragem e ensaio em cinema de fluxo “Verticidades”, que aborda o caos urbano e seus vértices nas esquinas de cidades pelo mundo. Projeto iniciado em julho de 2008. Atualmente realiza a parte transmídia do Projeto, como resultado dos estudos e pesquisas que Ricci desenvolve sobre cinema expandido, fotografia e narravas imersivas em cidades criavas como Buenos Aires, Santos, São Paulo, Paris, Barcelona, Roma, Lisboa, Melbourne, Sidney, entre outras.
Ricci trabalha com cinema desde 1995, já realizou quatro curtas-metragens, três longas-metragens em live cinema, quatro exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica e o LabCine, da UNISANTA (Santos/SP) desde 1999. É diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, realizado a partir de 2004. Também em 2004, criou a Ricci Filmes, sua produtora de experiência do cinema, que desenvolve trabalhos com cinema imersivo em jantares temáticos e ações com a Cine Bike Café em ambientes diversos. Lecionou cinema e vídeo nos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Mulmídia e Artes Visuais na UNISANTA. Faz parte do Grupo Era Transmídia - São Paulo, onde é Diretor Operacional em Cinema Expandido.

Carga horária: 2 horas
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail - cinericci@yahoo.com.br
Rede Social - www.facebook.com/ 25riccifilmes
Telefone: 13 98230-4599
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 17/07 (terça feira) das 14:00 às 17:00 horas - Oficina de Tratamento de Imagem - Utilizando o Adobe Lightroom.
Local- Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente na R. Frei Gaspar, 280 – Centro.

Assuntos abordados - Fluxo de trabalho com o programa, incluindo: - Importação de Fotos - Organização com pastas, coleções, filtros, palavras-chave e metadados - Tratamento de imagem com a revelação - Criação, utilização, importação e exportação de predefinições (presets) - Exportação de fotos para o computador, e para as redes sociais.

Dorigley Ferreira
Fotógrafo profissional, comprou sua primeira câmera profissional em 2009, quando começou a estudar Fotografia, uma de suas paixões desde a infância. Santista, trabalha na área há três anos, é diretor e professor de Tratamento de Imagem no Clube Foto Amigos de Santos. Participou de vários concursos e bienais, com boas colocações. Venceu as duas últimas edições do Prêmio Lentes, do Jornal A Tribuna, um dos mais concorridos da Baixada Santista.

Carga horária: 3 horas.
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail: dorigley@hotmail.com
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 17/07 (terça feira) das 14:00 as 18:00 horas – Workshop “Identidade na fotografia de casamento”
Local- Espaço Amigos da Cultura na Av. Luís Horneaux de Moura, 507 - Jardim Paraiso, São Vicente – SP

Fábio Rebouças
É fotógrafo de casamento desde 1999, iniciou sua carreira em 1996, como laboratorista fotográfico na loja de seu pai, na cidade de Votuporanga-SP.
Em 1998 estudou fotojornalismo e começou a trabalhar em um jornal diário na cidade de São José do Rio Preto. No ano seguinte alternava seus trabalhos entre o fotojornalismo e a fotografia de casamento.
Atuou como fotógrafo em grandes acontecimentos do fotojornalismo como as transferências dos detentos do extinto presídio “Carandiru”, bem como a sua demolição tempos depois.
Em 2003 encerrou seus trabalhos de fotografia para servir como Policial Militar do Estado de São Paulo, onde permaneceu até o ano de 2015.
Por volta do ano de 2012, por conta da gravidez de sua esposa, decidiu comprar uma câmera novamente, a princípio apenas para “registrar” o momento da gestação, porém, novamente se apaixonou pela fotografia e pela vocação, decidiu retomar alguns trabalhos, quando já em 2014 fundou o Studio CASARCOM e decidiu que à partir disso, esta seria a sua profissão por toda a vida, ou até quando Deus quisesse.
Fábio Rebouças hoje é um fotógrafo reconhecido nacionalmente pelas características peculiares de seu trabalho que são as cores de suas fotografias, a direção mais espontânea e a personalização de seus trabalhos, principalmente os ensaios Pre Wedding, em sua maioria, com a característica de luz natural no por do sol.
Em 2016 criou um projeto chamado “Identidade Visceral”, viajando o país com palestras e workshops onde o objetivo principal era revelar aos fotógrafos um método rápido e fácil de empreender com “personalidade” no seu trabalho, com Slogan “A Sua Personalidade Pode Conquistar o Mundo”
O método consiste em alinhar desejos, gostos e personalidade de seus clientes, ao seu estilo de fazer fotografia, pois se acredita que a fusão desses desejos, consiga revelar histórias e momentos surpreendentes tanto para o cliente, quanto para o profissional.
Nas palestras mostramos alguns estudos de caso e resultados que deram muito certo, mostrando ser um método extremamente eficaz para o fotógrafo contemporâneo.
Para a palestra que será realizada para o Foto Clube São Vicente, levaremos os mesmos conceitos e estudos de casos onde a implantação de personalidade tem dado muito certo.
Aplicaremos algumas dinâmicas de reflexão e apresentaremos um “caso” (suposto cliente) para que todos possam opinar sobre a melhor forma de se construir um trabalho dessa categoria e assim também poder tirar suas dúvidas e aplicar sugestões.

Carga horária: 90 minutos
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail - fabioreboucasfotografo@hotmail.com
Telefone: :(19) 99943 6516
Investimento: Associados R$20,00 (vinte reais) / Outros R$50,00 (cinquenta reais). Depósito deve ser efetuado no Banco Bradesco Agência 537 CC 1222915-0 Foto Clube São Vicente O Frame (enviar o comprovante com identificação por e-mail evento@fotoclubesaovicente.com.br)

OBS: Caso não atinja um mínimo de inscrições até um dia antes do evento, nos reservamos o direito de cancelar a atividade. Caso isso aconteça, o valor da inscrição será reembolsado integralmente.

Dia 17/07 (terça feira) das 19:30 as 22:00 horas - Palestra - Porque fotografamos?
Local- Espaço Amigos da Cultura na Av. Luís Horneaux de Moura, 507 - Jardim Paraiso, São Vicente – SP

Assuntos abordados
Discutiremos a razão pela qual a fotografia faz parte de nosso dia-a-dia, como se deu o início dessa relação, o que a fotografia tem nos proporcionado até então, o que temos feito para evoluir como fotógrafos que se somos, independente de profissionais ou amadores, e qual legado pretendemos deixar para este segmento.

Julimar Gomes
Fotógrafo profissional desde 2010, conselheiro de políticas culturais de Cubatão na cadeira de artes visuais, fundador e gestor do projeto: quanto mais fotografia melhor, ministrando cursos de fotografia básica por meio de ações sociais, fundador e presidente do tr3s - coletivo de fotógrafos de Cubatão. Apaixonado por fotografia e tudo de positivo que esta paixão proporciona ao fotógrafo, ao fotografado e a todos no entorno.

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail - julimar@hotmail.it
Telefone: (13)99781-9799
Site: www.julimargomes.com
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 18/07 (quarta feira) das 10:00 as 13:00 horas - Oficina – “Selfie – O Autorretrato”
Local- Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã.

Material: Os participantes deverão trazer uma roupa e até 3 abjetos que dizem algo sobre sua personalidade e sobre quem eles são. As fotos dos ensaios serão enviadas via e-mail para os participantes.
Assuntos abordados
Talvez o estilo de fotografia mais conhecido nos dias de hoje é a "selfie". Simples e objetiva. Uma "selfie" pode ser tirada no trabalho, num bar, num lugar paradisíaco ou mesmo na própria cama. Pode não parecer, mas uma selfie pode dizer muito sobre a pessoa.
Como vivemos tempos onde a velocidade da informação impera nos meios de comunicação criando uma dependência de grandes volumes de conteúdo, a preocupação com o que e como está sendo dito acaba sufocada.
A proposta da oficina é criar uma brecha nesse espaço-tempo. Será um momento para um olhar mais apurado e cuidadoso do processo fotográfico, mais ainda, será um momento para olhar para dentro e se expressar de uma forma mais natural, sem necessidades de aprovação externa.

ATIVIDADES
1- Apresentação.
2- O primeiro olhar. Os participantes desenharão um auto -retrato em uma folha de papel. Será um exercício do desapego dos padrões e regras de certo e errado e também a importância de se olhar sem julgamentos, apenas perceber as próprias nuances de uma maneira objetiva, para isso eles não poderão olhar para o desenho, olharão apenas para eles mesmos utilizando um espelho ou o próprio celular. Darei as instruções detalhadas para a atividade. (20 min.).
3- Introdução à técnica fotográfica. ISO, velocidade do obturador, diafragma, White balance e lentes.
4- O segundo olhar, entrando no personagem. Os dois primeiros olhares são uma preparação e planejamento para o ensaio do retrato. Tendo a consciência de quem eles são, os participantes farão o próprio retrato, definindo iluminação, direção de arte e atuação. Neste momento a ajuda de todos é fundamental, pois todos serão diretores de seus retratos e assistentes dos outros participantes, ajudando na produção. Durante a montagem do set de luz eu darei dicas de iluminação.
5- Após os cliques, faremos uma análise rápida de cada retrato percebendo as diferentes percepções.

Théo Grahl

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 6 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail – theogt@gmail.com
Site: https://vimeo.com/theograhl
Telefone: 11 99287-5879
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 18/07 (quarta feira) das 15:00 às 18:00 horas - Palestra – “Fotografia infantil em estúdio”
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã

Assuntos abordados
Fotografia infantil em estúdio:
*Acompanhamento temático de bebês
*Cenários e composições
*Como explorar melhor cada mês (características, dificuldades e dicas de cada mês).
*Fundos fotográficos impressos (como montar)
*Dicas de acabamento
*Fornecedores

Josy Nascimento
Fotógrafa, casada, mãe de duas filhas, residente em São Vicente.
Apaixonada por fotografia desde sempre e com o passar do tempo a paixão virou profissão.
Trabalhando com foto produtos desde 2005, senti a necessidade de estudar mais sobre a fotografia para profissionalizar os produtos que comercializava.
Em 2011 participei da oficina de fotografia “O Frame” em São Vicente, de onde se originou o Foto Clube da cidade, do qual faço parte. Desde então busco me aperfeiçoar com cursos de iluminação, direção em estúdio especializados em fotografia de gestante, recém-nascidos, bebês, infantil e de família.
Dediquei-me exclusivamente por fotografia em estúdio, decidi que era esse segmento da fotografia que queria. Fiz especialização. Atualmente continuo com a fotografia de família, além de acompanhar bebês mensalmente, registrando seu desenvolvimento. Me sinto cada dia mais apaixonada por essa arte de registrar e eternizar momentos.

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 50 pessoas.
Faixa etária: acima de 16 anos
Contatos E-mail: josy.fotorecordacoes@hotmail.com
Telefone: (13) 99115.7586 / (13) 98820.9450 / (13) 3566.1406
Fan Page: Josy Foto / Recordações - Fotografia Digital
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 18/07 (quarta feira) das 15:00 as 18:00 horas - Palestra “A importância da fotografia no universo multimídia”.
Local- Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente na R. Frei Gaspar, 280 – Centro

Assuntos abordados:
- O papel da fotografia no universo multimídia.
- A popularização da fotografia em dispositivos móveis.
- Clique rápido versus pensar a imagem.
- O efeito “FURO”

Rodiney Assunção
Designer Multimídia, Roteirista e Diretor de Cinema, mestrando em comunicação pela FUNIBER é proprietário do Just Design | Estúdio Multimídia e Professor na UNISANTA no curso de Produção Multimídia. Foi Co-diretor, Diretor de fotografia e Montador dos documentários “Os Portais do Inferno se Abrem, a História do Vulcano” (de 2016) e “Califórnia Brasileira – O Hardcore Punk em Santos de 1991 a 1999” (de 2017). Roteirista, Diretor e Montador da web serie “Zero4” (Estreia agosto de 2018).

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato: E-mail: rodiney@justdesign.com.br
Site http://www.justdesign.com.br
Telefones: 13 99756.8132 | 3022.8318
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 18/07 (quarta feira) das 19:00 as 22:00 horas - Workshop “A iluminação cênica aos olhos da fotografia”
Local- Espaço Amigos da Cultura na Av. Luís Horneaux de Moura, 507 - Jardim Paraiso, São Vicente – SP.

Assuntos abordados
História da iluminação cênica
Refletores e suas funções
Acessórios da iluminação
Dimmer e mesa de luz analógica & digital
Alessandro Cruz
37 anos, casado, produtor cultural, profissional com formação nas áreas de som, luz e audiovisual. Foi diretor de Luz da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, orientador de Oficinas de Cinema Digital no Vale do Ribeira, coordenador do Festival de Artes Cênicas de São Vicente e do projeto Técnicas de Palco, trabalhou como iluminador nos principais teatros da região e atualmente e Presidente da Associação Amigos da Cultura.

Carga horária: 3 horas (com intervalo de 15 min para café).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato: E-mail alessandrocultura@hotmail.com
Telefone: (13) 98807-2534
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 19/07 (quinta feira) das 10:00 as 13:00 horas - Oficina – “Selfie – O Autorretrato”
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã.

Material: Os participantes deverão trazer uma roupa e até 3 abjetos que dizem algo sobre sua personalidade e sobre quem eles são. As fotos dos ensaios serão enviadas via e-mail para os participantes.

Assuntos abordados
Talvez o estilo de fotografia mais conhecido nos dias de hoje é a "selfie". Simples e objetiva. Uma "selfie" pode ser tirada no trabalho, num bar, num lugar paradisíaco ou mesmo na própria cama. Pode não parecer, mas uma selfie pode dizer muito sobre a pessoa.
Como vivemos tempos onde a velocidade da informação impera nos meios de comunicação criando uma dependência de grandes volumes de conteúdo, a preocupação com o que e como está sendo dito acaba sufocada.
A proposta da oficina é criar uma brecha nesse espaço-tempo. Será um momento para um olhar mais apurado e cuidadoso do processo fotográfico, mais ainda, será um momento para olhar para dentro e se expressar de uma forma mais natural, sem necessidades de aprovação externa.

ATIVIDADES
1- Apresentação.
2- O primeiro olhar. Os participantes desenharão um auto-retrato em uma folha de papel. Será um exercício do desapego dos padrões e regras de certo e errado e também a importância de se olhar sem julgamentos, apenas perceber as próprias nuances de uma maneira objetiva, para isso eles não poderão olhar para o desenho, olharão apenas para eles mesmos utilizando um espelho ou o próprio celular. Darei as instruções detalhadas para a atividade. (20 min.)
3- Introdução à técnica fotográfica. ISO, velocidade do obturador, diafragma, White balance e lentes.
4- O segundo olhar, entrando no personagem. Os dois primeiros olhares são uma preparação e planejamento para o ensaio do retrato. Tendo a consciência de quem eles são, os participantes farão o próprio retrato, definindo iluminação, direção de arte e atuação. Neste momento a ajuda de todos é fundamental, pois todos serão diretores de seus retratos e assistentes dos outros participantes, ajudando na produção. Durante a montagem do set de luz eu darei dicas de iluminação.
5- Após os cliques, faremos uma análise rápida de cada retrato percebendo as diferentes percepções.
Théo Grahl

Tempo de apresentação: 3 horas
Vagas limitadas: 6 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail – theogt@gmail.com
Site: https://vimeo.com/theograhl
Telefone: 11 99287-5879
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 19/07 (quinta feira) das 15:00 as 17:00 horas - Workshop Gastronomia
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã.

Assuntos abordados
O mercado fotográfico
-Redes sociais
-Fotografia e luz
-Enquadramento
-Composição
-Tipos de luzes
-Acessórios e gambiarras
-Food stylist
-Pós produção
-Contato com o cliente e orçamento

Gustavo Porto
36 anos, natural de São Paulo e residente em Santos. Fotógrafo profissional a 11 anos, depois de fotografar grandes eventos, uma breve passagem pelo foto-jornalismo e algumas publicações em revistas de grande circulação; Me encontrei na fotografia de alimentos, área que venho me aperfeiçoando a 4 anos, atendendo a restaurantes e marcas da indústria alimentícia de modo geral.

Carga horária: 2 horas
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail: gu_porto@hotmail.com
Telefone: (11) 9 9946 2167 e (13) 9 9127 7023
Site guporto.wix.com/food.
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível
Dia 19/07 (quinta feira) das 15:00 às 18:00 horas - Workshop “A fotografia analógica em tempos digitais - Fotografia analógica”
Local- Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente na R. Frei Gaspar, 280 – Centro

Assuntos abordados
-Apresentação do palestrante.
-Breve conceito sobre a fotografia analógica e sua história.
- O renascimento do fotografar em filme e o aquecimento do mercado analógico na última década.
-Mostra de coleção de câmeras antigas, filmes e equipamentos analógicos.
-Revelação de filme e demonstração de ampliação
-Escaneamento de negativos e transformação dos mesmos em arquivos digitais de alta resolução
Fabiano Ignácio
Fabiano Ignácio tem formação em fotografia profissional pelo Centro Europeu Santos. Atuou como professor de fotografia nas oficinas PAGU, Associação Cultural José Martí, SESC Santos e também pela prefeitura de Santos, além de vários workshops independentes nas cidades de Santos, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém.
Ganhador de prêmios e concursos nacionais e internacionais.
Desde 2012 vem participando de várias exposições coletivas e individuais, além de Salões de Arte Contemporânea e galerias fine art.
Suas obras já foram expostas em países como Argentina, Finlândia, Estados Unidos, México e França.
Atualmente tem se dedicado ao estudo e difusão da fotografia analógica e seus processos.

Carga horária – 3 horas
Vagas limitadas: 20 pessoas
Faixa etária: acima de 17 anos
Contato E-mail: fabianodowhill@hotmail.com
Telefone: 13-99172-4208
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 19/07 (quinta feira) das 16:00 as 19:00 horas - Workshop - Fotografia de dança
Local- Espaço Amigos da Cultura na Av. Luís Horneaux de Moura, 507 - Jardim Paraiso, São Vicente – SP

Assuntos abordados
Breve biografia sobre o meu trabalho com espetáculos e apresentações de dança. E, baseado nesta minha experiência, irei desenvolver o workshop. Abordarei equipamento, luz, fotometria, comportamento do fotógrafo e finalizarei mostrando fotos para comentários e esclarecendo dúvidas. Estou em fase de montagem do espetáculo, fazendo meu crivo de fotos e desenvolvendo os slides. Ana Comparini
Exerço a profissão há 19 anos. Me formei em Jornalismo e logo após formada, fui assistente de uma fotógrafa e foi aí que me apaixonei. Na área de espetáculos, sou a fotógrafa oficial há 19 anos da Escola Livre de Dança de Santos, de ballet clássico, sapateado, jazz e dança contemporânea. Outras escolas e companhias que já registrei: Andrea Ballet (de Bertioga), Cia. De Flamenco Denise Santoro, Escola de Ballet “Arte em Movimento”, de Anna Zucchi (do Guarujá), Apresentações de “Arte no Dique”, sob direção de Sandra Alves e Edson Santana, apresentações de Dança Flamenca, por Ivy Freitas entre outras companhias e escolas. Atual e concomitantemente, possuo um estúdio fotográfico em Santos, voltado para Festas e Eventos Sociais, ensaios e trabalhos institucionais e coorporativos.

Carga horária – 3 horas
Vagas limitadas: 15 pessoas
Pré requisito: Interessados na área de espetáculos, teatro e dança.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contatos: Email: anacomparinifotografia@gmail.com
Celular/Whatssap: 13 99750-5558 Blog: anacomparinifotografia.blogspot.com – (perfil de festas e eventos sociais)
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (sexta feira) das 10 as 13 horas – Mobgrafia Local- Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente na R. Frei Gaspar, 280 – Centro.

Assuntos abordados
A Oficina de Mobgrafia traz, de forma prática, a utlização de smatrphones na captura de imagens, utilizando o celular como uma câmera fotográfica eficaz para cenas do cotidiano.
Entre os assuntos abordados estão:
. História das câmeras digitais e celulares;
. Principais aplicativos de captura.
. Dicas de como compor uma boa imagem.
. Análise de séries fotográficas
. Prática fotográfica com produção de série.
Marcos Rogério
O paulistano Marcos Rogério Meneghessi, nascido em 1972, encontrou na fotografia um hobby para expressar suas ideias e concepções sobre o mundo.
Foi a partir de seu olhar como iluminador teatral, entendendo a incidência da luz sobre os seres e objetos, que Marcos Rogério começou a fotografar.
Como instrutor de Multimídias em colégios particulares de São Paulo, utilizou a fotografia como instrumento didático para a criação de projetos ousados nas áreas de design de sites, animação em Stop Motion e Time Lapse, tratamento de imagens e criação de materiais gráficos.
É fundador e fotógrafo do Instituto Fotografia para Todos, da Escola Meneghessi de Fotografia e também membro fundador e presidente do COFIT - Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém, cidade que escolheu para morar e registrar as paisagens, seu cotidiano e sua gente.

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail – marcosrogerio@marcosrogerio.com.br
Telefone: 13-98167-5098
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (sexta feira( das 10:00 as 13:00 horas - Oficina – “Selfie – O Autorretrato”
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã

Material: Os participantes deverão trazer uma roupa e até 3 abjetos que dizem algo sobre sua personalidade e sobre quem eles são. As fotos dos ensaios serão enviadas via e-mail para os participantes.
Assuntos abordados
Talvez o estilo de fotografia mais conhecido nos dias de hoje é a "selfie". Simples e objetiva. Uma "selfie" pode ser tirada no trabalho, num bar, num lugar paradisíaco ou mesmo na própria cama. Pode não parecer, mas uma selfie pode dizer muito sobre a pessoa.
Como vivemos tempos onde a velocidade da informação impera nos meios de comunicação criando uma dependência de grandes volumes de conteúdo, a preocupação com o que e como está sendo dito acaba sufocada.
A proposta da oficina é criar uma brecha nesse espaço-tempo. Será um momento para um olhar mais apurado e cuidadoso do processo fotográfico, mais ainda, será um momento para olhar para dentro e se expressar de uma forma mais natural, sem necessidades de aprovação externa.

ATIVIDADES
1- Apresentação.
2- O primeiro olhar. Os participantes desenharão um auto-retrato em uma folha de papel. Será um exercício do desapego dos padrões e regras de certo e errado e também a importância de se olhar sem julgamentos, apenas perceber as próprias nuances de uma maneira objetiva, para isso eles não poderão olhar para o desenho, olharão apenas para eles mesmos utilizando um espelho ou o próprio celular. Darei as instruções detalhadas para a atividade. (20 min.).
3- Introdução à técnica fotográfica. ISO, velocidade do obturador, diafragma, White balance e lentes.
4- O segundo olhar, entrando no personagem. Os dois primeiros olhares são uma preparação e planejamento para o ensaio do retrato. Tendo a consciência de quem eles são, os participantes farão o próprio retrato, definindo iluminação, direção de arte e atuação. Neste momento a ajuda de todos é fundamental, pois todos serão diretores de seus retratos e assistentes dos outros participantes, ajudando na produção. Durante a montagem do set de luz eu darei dicas de iluminação.
5- Após os cliques, faremos uma análise rápida de cada retrato percebendo as diferentes percepções.

Théo Grahl

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 6 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail – theogt@gmail.com
Site: https://vimeo.com/theograhl
Telefone: 11 99287-5879
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (sexta feira) das 14:00 as 18:00 horas - Workshop - Direção de modelo para Ensaio Sensual e Retrato (com modelo)
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã

Assuntos abordados
Como dirigir a sua modelo na hora do ensaio, como extrair o melhor resultado de cada pessoa, tudo isso visto de maneira bem dinâmica.

Nayla Souza Ribeiro
26 anos, fotógrafa há 5 anos com especialização em retratos femininos, ensaios sensuais e direção de fotografia. Expôs no MIS - Museu da Imagem e do Som o projeto autoral “Mulheres de raízes” que conta com mulheres negras, com o objetivo de incentivar a adoção do cabelo natural e mostrar que não só a beleza mas toda a cultura afro tem seu valor e, principalmente, deve ser respeitada.

Carga horária: 3:30 horas
Vagas limitadas: 50 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail - naylasouzariibeiro@gmail.com
Telefone: 13 97412-0087
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (sexta feira) das 19:30 as 21:00 horas - Palestra - Diários de redação: a rotina de um fotógrafo inserido no jornalismo
Local: Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho localizada na Rua Tenente Durval do Amaral 72 Catiapoã

Assuntos abordados
- "O homem com a câmera na mão" - filme de Dziga Vertov (1929)
- Fato, trama e narrativa: um diálogo entre o jornalismo e a historiografia
- Imagens - verdades - personagens - histórias - fatos - interpretações - cotidiano
- O que é notícia - o que vira notícia
- Relação fotografia e jornalismo; imagem e texto
- Imagem publicada - documento registrado
- Rotina de um fotógrafo inserido na redação de um jornal diário

Rodrigo Montaldi Morales
Produtor cultural, fotógrafo, jornalista/ repórter fotográfico (MTB 0085159/SP) e educador sociocultural.
Atua a mais de 15 anos como educador social e coordenador pedagógico em diversos projetos de educação popular tendo como foco juventude, mulheres e minorias, destacando atuação como coordenador pedagógico do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera da ONU/UNESCO nas cidades de Guarulhos e Cubatão.
Em 2011, criou o coletivo fotográfico Foto Clube de São Vicente - O FRAME, atuando como produtor e fotógrafo.
De 2014 a 2016 atuou como Produtor e Gestor Cultural pela Associação dos Artistas, sendo um dos responsáveis por projetos como Cubatão Danado de Bom 2015, Projeto Primavera nos Parques (em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo), entre outros.
Em 2015 atuou como Coordenador Fotográfico do Festa 57 (Festival Santista de Teatro) e do Motim Teatral, sendo responsável pelo registro fotográfico de mais de 40 atrações teatrais.
De 2013 a 2017 participou ativamente da Revista Sanatório Geral (Revista de Artes Visuais da Baixada Santista) e do Coletivo Fotográfico Sanatório Geral, sendo um dos produtores responsáveis pela 1ª Exponatório Geral - Festival de Artes Integradas dessa Revista, da 1ª Mostra de Lambe Lambe da Baixada Santista.
Desempenha desde 2011, como cinegrafista e fotógrafo, uma série de trabalhos pela Bonita Produções, destacando-se atuação como Assistente de Fotografia no Documentário "Face Leste".
Desde 2012 participa da Widia Cultural na produção e fotografia de diversos projetos de teatro, cinema e educação social, destacando-se nessa entidade: a coordenação geral no Projeto Foco Caiçara (Oficina e Exposição Fotográfica em parceria com as Oficinas Culturais PAGU do Governo do Estado de São Paulo); a coordenação geral e fotografia em 2016 do Projeto "Ciatas de Santos: Mulheres que no Samba Resistem" - contemplado no 5º Concurso de apoio a Projetos Culturais no Município de Santos com um prêmio do FACULT (Fundo de Apoio à Cultura); e em 2017 teve a Instalação Artística "CREANTIA" selecionada para a segunda edição do VALONGO FESTIVAL INTERNACIONAL DA IMAGEM - em Santos. Ainda pela Widia Cultural atuou como fotógrafo nos espetáculos Farrandança, Medo de Escuro, Meu Quintal é Maior do que o Mundo, Ègbé - da escravidão à cidadania.
Desde 2016 trabalha no Jornal Diário do Litoral como jornalista, fotógrafo e repórter fotográfico atuando em todas as 09 cidades da Baixada Santista.
Tem experiência no segmento de arte educação, atuando como educador de oficinas de fotografia no Colégio Átrio (Santos), Colégio Parque Sevilha (São Paulo), Projeto COM COM (em parceria com a CDHU e o Governo do Estado de São Paulo).

Carga horária – 2 horas
Vagas limitadas: 50 pessoas
Faixa etária: acima de 16 anos
Contato: e-mail rmontaldim@yahoo.com.br Telefone: 13 98811-8829 Investimento: 1 quilo de alimento não perecível.

Dia 21/07 (sábado) das 14:00 as 17:00 horas - Workshop Retratando peles negras – com participação de modelo
Local- Espaço Amigos da Cultura na Av. Luís Horneaux de Moura, 507 - Jardim Paraiso, São Vicente – SP

Assuntos abordados
- Luz/iluminação
- Composição
- Tons de pele
- Temática ou não temática?
- Editores de fotos
Juliana Florentino
Fotógrafa há 8 anos com especialização em Retratos, Pós Graduanda em Direitos Humanos, Pós-Graduanda em História e Cultura do Brasil.
Contemporâneo pela UFJF. Experiência com fotografias de eventos multiculturais, circo, teatro e cultura negra.
Projeto Autoral Olhares de Negritude (Retratos de Mulheres Negras na Diáspora).
Exposição no Museu da Imagem e do Som.
Fotógrafa e Diretora de Arte, na Radiar Produções.
Diretora de Fotografia na Yeshua Films

Carga horária: 3 horas
Vagas limitadas: 25 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Pré requisito: câmera fotográfica (qualquer modelo)
Contato E-mail – florentino.juh@gmail.com
Site: https://julianaflorentino.carbonmade.com/
Telefone: 13.9718-4150
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 22/07 Domingo as 15:00 horas - FOTROCA
Local: Parque Cultural da Vila de São Vicente localizado na Praça João Pessoa 103 Centro, São Vicente – SP

Uma iniciativa dos fotógrafos Ricardo Biserra e Monica Borges, o evento promove encontros periódicos entre amadores e profissionais da fotografia para troca de obras e experiências. Nos encontros, sempre gratuitos, os participantes levam uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20X30 cm) , assistem a uma palestra com duração média de 1h30 e encerram o evento com sorteios das fotos selecionadas entre os inscritos e livros de fotografia (quando disponível).

Aberta ao público
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contatos: ricbiserra@gmail.com, fotroca@gmail.com
Telefone: 11 99559.0234 (Ricardo)
Facebook: www.facebook.com/fotroca
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 22/07 Domingo as 15:00 horas
Palestra: Petzval, a primeira, e sempre atual, lente da fotografa

Local: Parque Cultural da Vila de São Vicente localizado na Praça João Pessoa 103 Centro, São Vicente – SP
NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO

Uma palestra sobre os primeiros anos da fotografa com ênfase no desenvolvimento daquela que é talvez sua óptica de maior sucesso até hoje: a Lente de Petzval. Explora suas características e motivos que a mantém atual até os dias de hoje. Relato sobre o desenvolvimento da Dioptro Petzval, uma lente inteiramente produzida no Brasil seguindo a fórmula inaugural de Joseph Petzval.

Wagner Lungov
Formado em Fïsica pela Universidade de São Paulo USP e pós-graduado em História da Arte, Crítica e Curadoria pela PUC-SP. Fotógrafo e colecionador de câmeras, lentes e equipamentos fotográfcos há mais de 30 anos, é hoje editor do site apenasimagens.com

ATENÇÃO: SERÃO CANCELADAS AS INSCRIÇÕES REALIZADAS PARA ATIVIDADES QUE ACONTECEM NO MESMO DIA E HORÁRIO.


Próximos Cursos
  • Nenhum curso agendado no momento.
Associe-se FCSV é uma associação sem fins lucrativos que visa agrupar fotógrafos amadores e profissionais em torno de discussões teóricas, saídas fotográficas práticas e procuramos oferecer meios de melhorar o conhecimento na área, através de cursos, palestras, workshop e oficinas. Inevitável fazer novos amigos que juntos fazem o que gostam que é fotografar. Saiba mais
Apoio SECULT
Secretaria de Cultura de São Vicente







ILHA PORCHAT CLUBE



Filiado a CONFOTO - Confederação Brasileira de Fotografia.
© 2018 - Todos os direitos reservados ao Foto Clube São Vicente - O FRAME.

Textos e imagens não poderão ser reproduzidos sem prévia autorização.

Desenvolvimento, administração e hospedagem.