Receba nosso Informativo
Nome:
E-mail:
Login de Sócio
Usuário:
Senha:
2ª Expo Frame 2017 apresenta a Iª Semana de Fotografia e quem ganha é você. 17/07/2017


No 6º aniversário do Frame comemoramos com a Iª Semana de Fotografia em São Vicente.
Porque você participaria deste evento? Para aprender, ter novas ideias, fazer novos amigos e concorrer a brindes.
Durante essa semana serão várias atividades, oficinas, workshop, intervenções artísticas, exposição fotográfica e a feira de negócios. Mas o foco principal é possibilitar novos caminhos, despertar um novo olhar sobre a fotografia e seus diversos segmentos, fomentar a arte, promover a fotografia como instrumento de comunicação, expressão social e cultural.

Mostre a cara de sua cidade através do Concurso fotográfico “A história de minha cidade”. Leia o regulamento e participe. Clique aqui!

Participe do “FOTROCA” , criado pelo fotógrafo Ricardo Bissera, o evento promove encontros periódicos entre amadores e profissionais da fotografia para troca de obras e experiências. Os participantes levam uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20X30 cm), assistem a uma palestra com duração média de 1h30 e encerram o evento com sorteios das fotos selecionadas entre os inscritos e livros de fotografia (quando disponível).

As intervenções artísticas acontecerão no sábado e domingo, com apresentação de profissionais do circo, maquiagens artísticas, entre outras atrações.

O evento será realizado no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – Casa do Barão, na Rua Frei Gaspar 280, Centro - SV



PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)
Dia 17/07 – 19 horas - A abertura do evento com homenagem ao fotógrafo Théo Grahl Trindade.

Dia 18/07 (terça) – 13:00 as 14:00 horas – Documental

Os assuntos abordados serão o uso da fotografia no tratamento de animais no Centro de Triagem e Recepção de Animais Marinhos; foto identificação em projetos de conservação de fauna e usos diversos da fotografia no ramo da biologia, tanto para pesquisa quanto para lazer.

Matheus Conte Pereira, 27 anos.
Biólogo, formado em 2011 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no campus de Rio Claro. Atua na área de biologia marinha, conservação e resgate de fauna. Trabalhou no Projeto Tamar na base de Ubatuba e atualmente é Técnico de campo pelo Instituto Gremar, no Guarujá, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Fotógrafo por hobby nas horas vagas.

Tempo de apresentação: 1 hora
Vagas limitadas: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail - matheus.pereira@gremar.org.br - matcp@hotmail.com
Telefone: (19) 99243-4795; (13) 99616-3107
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 18/07 (terça) – 14:00 as 17:00 horas - Mobgrafia

A Oficina de Mobgrafia traz, de forma prática, a utilização de smatrphones na captura de imagens, utilizando o celular como uma câmera fotográfica eficaz para cenas do cotidiano.

Entre os assuntos abordados estão:
História das câmeras digitais e celulares;
Principais aplicativos de captura.
Dicas de como compor uma boa imagem.
Análise de séries fotográficas
Prática fotográfica com produção de série.

Marcos Rogério Meneghessi
O paulistano Marcos Rogério Meneghessi, nascido em 1972, encontrou na fotografia um hobby para expressar suas ideias e concepções sobre o mundo. Foi a partir de seu olhar como iluminador teatral, entendendo a incidência da luz sobre os seres e objetos, que Marcos Rogério começou a fotografar.
Como instrutor de Multimídias em colégios particulares de São Paulo, utilizou a fotografia como instrumento didático para a criação de projetos ousados nas áreas de design de sites, animação em Stop Motion e Time Lapse, tratamento de imagens e criação de materiais gráficos.
É fundador e fotógrafo do Instituto Fotografia para Todos, da Escola Meneghessi de Fotografia e também membro fundador do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém, cidade que escolheu para morar e registrar as paisagens, seu cotidiano e sua gente.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato: E-mail marcosrogerio@marcosrogerio.com.br
Telefone: 13-98167-5098
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 19/07 (quarta)– 14:00 as 18:00 horas – Fotografia social

Resumo dos assuntos que serão abordados:
Fotografia de casamento
Fotografia de debutantes
Técnicas de direção em ensaios de casais e femininos.
Como ser criativo e respeitar as tradições
Emoção x Produzido
Do making of da noiva à balada (Técnicas simples para utilizar durante todo o roteiro do evento)
Oficina (colocando em prática)

Juliane Garbes
Fotógrafa e proprietária do estúdio Tipografia fotos à 8 anos fotógrafa de casamento, atua no mercado da fotografia social e retratos de estúdio ou externos, é formada em design gráfico e está atualmente cursando Artes visuais.
História do estúdio Tipografia (Aos 19 anos, após se formar em design gráfico, Juliane decidiu estudar um pouco mais de fotografia do que lhe foi ensinado na faculdade, assim fez um curso de fotografia e comprou seu primeiro equipamento.
Seus pais, Jorge e Viviane que tinham uma gráfica especializada em convites de casamento a mais de 25 anos, decidiram ajudá-la a iniciar no mundo da fotografia de casamento... Os primeiros eventos contratados foram festas bem simples. Juliane fotografava e seu pai a ajudava com a iluminação, Viviane que sempre foi melhor em atender as noivas, cuidava de todo atendimento, contratação e entrega dos serviços, em poucos meses as noivas foram descobrindo o olhar diferenciado que esta equipe tinha a oferecer e muitos trabalhos foram surgindo. Por conta da demanda, Jorge e Viviane decidiram estudar fotografia também, iniciando assim a equipe Tipografia. Desde então, essa família tem evoluído na fotografia juntos, apresentando o mesmo nível de trabalho, não importando qual deles estará fotografando o seu evento, a excelência das imagens é garantida.
Atualmente a Tipografia está a 8 anos trabalhando para capturar as mais lindas lembranças do dia tão esperado.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas ilimitadas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato E-mail - Juliane.garbes@gmail.com
Telefone: 13-996882244 / 13-33552636
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 19/07 (quarta) – 17:00 as 20:00 horas - Fotografia de espetáculos.

Os assuntos abordados serão a análise da iluminação do espetáculo, ética e conduta do fotógrafo.

Flávio Hopp
Fotógrafo, há mais de 15 anos registrando os melhores momentos de bandas e ícones da música, coletivas de imprensa, shows e festivais, incluindo em seu vasto portfólio os mais diversos materiais fotográficos. Com sólida experiência de atuação, suas fotos podem ser vistas com exclusividade nos conceituados veículos de comunicação do Brasil. Atuação nas produtoras Radio & TV Corsário e Top Link Music, nas revistas Valhalla Magazine, Comando Rock, Rock Hard, Roadie Crew e Rock Brigade Agência Futura Press, Brasil Photo Press e Raw Image.
Portfólio:http://flaviohopp.com

Tempo de apresentação: 3 horas
Vagas limitadas: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato http://flaviohopp.com
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 20/07 (quinta)– 14:00 as 17:00 - Fotografia publicitaria.

Resumo dos assuntos que serão abordados:
Mercado, técnica, estética, produção e relacionamento com agências.

Gino Pasquato
Formado em Comunicação (Unisantos), atua na área fotográfica há mais de 25. Trabalhou entre os anos de 88-89 no Studio 117 de Milão (Itália) como assistente de Fernando Lombardi, com fotografia de moda e publicidade.
Professor universitário (Esamc, Unisanta ) atualmente na Unip.

Participou de várias mostras de fotografia, individuais e coletivas. Dirige há mais de 17 anos a Imago Fotógrafos Associados com atuações na área de publicidade, jornalismo e eventos. (Jornais: A Tribuna, Folha de São Paulo, Jornal da tarde, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Revista Claudia decoração), Fluir, HardCore e Terra Portal
Na fotografia publicitária é preciso que o fotógrafo conheça o assunto para registrar as principais características do produto. Ter conhecimento técnico, saber quais as ferramentas que estão a sua disposição são fatores que agregam valor ao trabalho.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato: e-mail: ginophoto@uol.com.br
Telefone: 13 32228732
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível
Dia 20/07 (Quinta) -18:00 as 21:00 - Fotografia Urbana Imersiva.

O workshop oferece aos participantes conhecimentos e práticas sobre a linguagem e a estética afetiva da fotografia urbana de imersão, com foco na expansão criativa da imagem panorâmica, esférica e em 360°, a partir do ensaio cine fotográfico “Verticidades”, realizado pelo cineasta e jornalista Eduardo Ricci, instrutor do workshop. Serão trabalhadas informações sobre os conceitos e técnicas essenciais para o registro imersivo com o uso de câmera 360°, com tecnologia 4K, celular ou tablet.
Programa:
Composição e a luz ao sabor da liberdade
A luz e seus caminhos ao fotografar a cultura que nos habita
Elementos gráficos, fotográficos e imersivos em 360°
Práticas com App's para captar imagens imersivas em celulares e tablet's
Composição fotográfica com dispositivos móveis em 360°

Eduardo Ricci
Trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e cineasta, já realizou quatro curtas metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, três longas em cinema de fluxo e Live Cinema. É diretor do CINEME-SE - Bienal Transmídia da Experiência do Cinema, desde 2004. Coordenou o Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA (Santos/SP) entre 1999 e 2016. Leciona sobre linguagem e estética de cinema e fotografia em Instituições culturais e universitárias desde 2001. Realiza a partir de 2008 o projeto em cinema Transmídia “Verticidades”, que consiste num ensaio cine fotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais. Em 2011, inicia seu projeto “Cine Degusta”, uma abordagem interativa entre cinema e gastronomia em jantares cine imersivos. Participa do grupo Era Transmída de São Paulo e do Fórum da Cidadania de Santos.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contatos: Tel.: (13) 982 304 599
E-mail: cinericci@yahoo.com.br Blog oficial:
www.saboresdocinema.blogspot.com
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 21/07 (sexta)– 14:00 as 17:00 - Tratamento de imagem

Resumo dos assuntos que serão abordados:
Na oficina será abordado todo o fluxo de trabalho com o programa, incluindo: Importação de Fotos
Organização com pastas, coleções, filtros, palavras-chave e metadados
Tratamento de imagem com a revelação

Criação, utilização, importação e exportação de predefinições (presets)
Exportação de fotos para o computador, e para as redes sociais

Dorigley Ferreira
Fotógrafo profissional, comprou sua primeira câmera profissional em 2009, quando começou a estudar Fotografia, uma de suas paixões desde a infância. Santista, trabalha na área há três anos, é diretor e professor de Tratamento de Imagem no Clube Foto Amigos de Santos. Participou de vários concursos e bienais, com boas colocações. Venceu as duas últimas edições do Prêmio Lentes, do Jornal A Tribuna, um dos mais concorridos da Baixada Santista

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

21/07 (Sexta) - 19:30 as 22:30 – Fotografia Autoral

O processo criativo do autor, que envolve ainda a descoberta do tema a ser fotografado, a produção, a edição e até mesmo as formas de publicar seu trabalho em diversas plataformas.

Rodrigo Montaldi
Produtor cultural, fotógrafo, cinegrafista e educador. Presidente da Associação Widia Cultural, que realizou os espetáculos teatrais “Medo de Escuro” e “Farrandança Projeto Ciclocênico”. Coordenador de imagens da Revista Sanatório Geral, fundador do Foto Clube de São Vicente e educador no curso de Fotografia e Patrimônio do Ponto de Cultura da Capela de São Miguel Paulista, em São Paulo.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 22/07 (sábado) – 10:00 as 13:00 - Fotografia still

Fotografia de still é fotografar objetos sem movimento. Utilizada pela publicidade, marketing, importância para vender produtos na web em e-commerces e redes sociais, na criação de catálogos e todo tipo de material impresso. Oficina com ênfase em fotografia de joias e bijuterias.

Ivy Freitas
Ministra curso de fotografia na região desde 2011, professora de fotografia pela Secretaria da Cultura do Estado através das oficinas POIESIS SP em diversas cidades do litoral da baixada santista pela Secretaria da Cultura do Estado através das oficinas POIESIS de 2013 a 2016, Workshop no Clube Alto dos Pinheiros em São Paulo em 2016, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Vicente (2015 a 2017) e do Foto Clube São Vicente O Frame (2011 a 2017). Trabalhos publicados no jornal OESP - Jornal O Estado de São Paulo, revista CREFSP - Conselho Regional de Educação Física, revista do ICAL - Instituto Cultural, Artístico e Literário do Brasil e Clube Alto dos Pinheiros.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contato: e-mail ivy.freitas@hotmail.com
Telefone: 13.98165-6676 / 11.99865-9172
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 22/07 (sábado) – 14:00 as 17:00 Fotografia esportiva

Resumo dos assuntos que serão abordados:
A profissão, dicas de equipamento, posicionamento, ângulos, iniciação, ética, mercado, estádios, aonde ir, quem procurar e transmissão.

Ivan Storti
MTB: 26322. Desde 1997, ele trabalha com o Diário Lance! Antes, já atuava em assessoria de imprensa em esportes com a FMA Notícias, registrando os mais variados esportes, como ciclismo, corrida, surf, triathlon, boxe, natação, automobilismo, tamboréu, tênis, ginástica, canoagem, vôlei e até mesmo sinuca e frescobol, entre outros. Sem nunca deixar de lado o futebol. Em alguns esportes, se tornou destaque no País, como surf e ciclismo.
Repórter fotográfico desde 1995, Repórter Fotográfico do Jornal Diário Lance desde 1997.
Fotografo Oficial do Santos Futebol Clube desde 2010, Fotógrafo da Universidade Santa Cecilia desde 2009, Fotografo Colaborador dos Atletas do Grupo Memorial Santos, e Workshop sobre "Fotografia Esportiva" em diversas cidades. Autor do Livro Fotográfico "O Time da Virada" do Santos Futebol Clube e em parceria com o jornalista Fábio Maradei, participou do livro 10 anos de canoa havaiana no Brasil.

Tempo de apresentação: 3 a 4 horas (ou tempo necessário).
Vagas limitadas: 30 pessoas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Investimento 1 lata de achocolatado ou leite em pó.

Dia 23/07 (domingo) – 14:00 as 17:00 - Fotroca

É o FOTROCA, uma iniciativa dos fotógrafos Ricardo Biserra e Monica Borges, que promove encontros periódicos entre amadores e profissionais, em locais diversos da capital paulista.
Evento que promove encontros periódicos entre amadores e profissionais da fotografia para troca de obras e experiências. Uma iniciativa dos fotógrafos Ricardo Biserra e Monica Borges. Nos encontros, sempre gratuitos, os participantes levam uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20X30 cm), assistem a uma palestra com duração média de 1h30 e encerram o evento com sorteios das fotos selecionadas entre os inscritos e livros de fotografia (quando disponível).

Ricardo Bissera

Tempo de apresentação: tempo necessário
Vagas ilimitadas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Contatos: ricbiserra@gmail.com, fotroca@gmail.com
Telefone: 11 99559.0234 (Ricardo)
Facebook: www.facebook.com/fotroca
Investimento: 1 quilo de alimento não perecível

Dia 22 e 23/07

Feira de negócios e as intervenções artísticas com apresentação de maquiagens artísticas, profissionais do circo, entre outras atrações
Horário: 10:00 as 17:00 horas.
Parceiros
IHGSV - Instituto Histórico e Geográfico de SV
Conselho Municipal de Politica Cultura de SV
Onfoccus Publicações e Serviços de Internet
Teleférico de São Vicente
Escola de Voo Dinâmica do ar
Releva Fotos de São Vicente
Help Fest - Miriam - coquetel de abertura
NJ Comunicação Visual - Nicolau
Casa do Capeletletti - Adriano Adiala


Próximos Cursos
  • Nenhum curso agendado no momento.
Associe-se FCSV é uma associação sem fins lucrativos que visa agrupar fotógrafos amadores e profissionais em torno de discussões teóricas, saídas fotográficas práticas e procuramos oferecer meios de melhorar o conhecimento na área, através de cursos, palestras, workshop e oficinas. Inevitável fazer novos amigos que juntos fazem o que gostam que é fotografar. Saiba mais
Apoio SECULT
Secretaria de Cultura de São Vicente









ILHA PORCHAT CLUBE



Filado a CONFOTO - Confederação Brasileira de Fotografia.
© 2012 - Todos os direitos reservados ao Foto Clube São Vicente - O FRAME.

Textos e imagens não poderão ser reproduzidos sem prévia autorização.

Desenvolvimento, administração e hospedagem.