Receba nosso Informativo
Nome:
E-mail:
Login de Sócio
Usuário:
Senha:
Tecnologia
Câmera Pinhole Você já ouviu falar da câmera pinhole, ou câmera estenopeica?

Nomes estranhos! Não é mesmo? Pois bem... o termo pinhole vem do inglês pin-hole “buraco de alfinete”, já o termo estenopeica deriva do grego stenopo “pequeno furo”.

E agora? Já conseguiu definir do que se trata?



Acho que você conseguiu imaginar aonde quero chegar. Sim! Aos primórdios da fotografia quando as câmeras nada mais eram que caixas escuras com um pequeno furo para a entrada de luz que sensibilizava um papel com um preparado químico sobre ele.

E como o Dia Internacional da Fotografia Pinhole (veja notícia aqui) está chegando resolvi falar um pouco destas câmeras que ainda despertam prazer em muitos fotógrafos pelo mundo.

Construindo sua Pinhole

As câmeras pinhole são normalmente feitas a mão pelos fotógrafos. Apesar de já existirem fabricantes delas o “charme” está em construí-las. O motivador é o prazer de fazer sua própria câmera e conseguir efeitos especiais com ela.

A câmera mais simples consiste de uma caixa com um pequeno furo de um lado e um pedaço de papel fotográfico no lado oposto. Um pedaço de papelão preso por uma fita adesiva pode funcionar como obturador.

Alguns detalhes a mais podem ser adicionados para se ter um melhor desempenho de sua câmera. O interior deve ser completamente preto e fosco para que não haja reflexão de luz. O furo pode ser feito em um pedaço de latão ou alumínio para se obter maior precisão e durabilidade. Este furo deve ter no máximo 0,5 mm de diâmetro e não ter rebarbas. O filme, quanto mais próximo do orifício estiver, mais amplo é o campo de visão e menor o tempo de exposição. Existe uma relação adequada entre a distância do filme, tamanho do orifício e tempo de exposição que você pode encontrar na internet. Meu objetivo é despertar seu interesse nas pinholes, projetos você pode encontrar muitos no mundo virtual, até mesmo aproveitando câmeras 35mm quebradas.

Se você quer mesmo saber tudo sobre as câmeras pinhole e de quebra saber mais sobre como surgiu a fotografia eu sugiro a você visitar o trabalho de mestrado de Maria Helena Saburido Villar em http://pt.scribd.com/doc/13881733/Fotografia-Estenopeica-Revisitada-Dissert-Pinhole.



E então? Animado para participar do Pinhole Day? Que tal dar uma vasculhada no site que organiza o evento e saber mais sobre o assunto? Leia nossa notícia a respeito.



Próximos Cursos
  • Nenhum curso agendado no momento.
Associe-se FCSV é uma associação sem fins lucrativos que visa agrupar fotógrafos amadores e profissionais em torno de discussões teóricas, saídas fotográficas práticas e procuramos oferecer meios de melhorar o conhecimento na área, através de cursos, palestras, workshop e oficinas. Inevitável fazer novos amigos que juntos fazem o que gostam que é fotografar. Saiba mais
Apoio SECULT
Secretaria de Cultura de São Vicente









ILHA PORCHAT CLUBE



Filado a CONFOTO - Confederação Brasileira de Fotografia.
© 2012 - Todos os direitos reservados ao Foto Clube São Vicente - O FRAME.

Textos e imagens não poderão ser reproduzidos sem prévia autorização.

Desenvolvimento, administração e hospedagem.