Receba nosso Informativo
Nome:
E-mail:
Login de Sócio
Usuário:
Senha:
Técnica Fotográfica
Panning: um efeito interessante em simples Na fotografia é muito importante ter uma boa base, me refiro à base teórica, conceitual, ou seja, conhecer bem a história da imagem e da fotografia. Mas também temos que ter algumas cartas na manga, efeitos básicos mas que podem valorizar muito uma imagem. Um desses efeitos é o "panning"!


Por Yuri Bittar

Panning é simplesmente fotografar com a câmera em movimento. A foto acima, por exemplo, fiz mostrando para os alunos como criar esse efeito fácil e bonito. Normalmente usamos essa técnica para simplesmente acompanhar um objeto, como um veículo, ciclistas, etc, com a câmera, enquanto se faz a foto.


Por Yuri Bittar

Agora vamos ao passo a passo:

- Selecione uma velocidade baixa, mas não muito, por volta de 1/20s (ou 20), ou um pouco mais rápido, até 1/40s no máximo (se usar uma tele-objetiva dever ser um pouco mais rápido).

- No momento escolhido (geralmente com ele bem perto) clique e comece a tirar a foto.

- Continue seguindo o seu “alvo” com a câmera enquanto faz a foto.

- Ao término da exposição, se você conseguiu o objeto na mesma velocidade dele, este deverá estar nítido enquanto o fundo ficará borrado. A partir daí é preciso prática. E o resultado será cada vez melhor!


Por Yuri Bittar

Dicas extras:

- Use aberturas grades (f/4.0, por exemplo) para ter o fundo mais desfocado.

- Escolha veículos interessantes, como ciclistas, motos bonitas, carros raros, animais, esportistas, etc...

- Tente fazer a noite também, como ônibus por exemplo. É mais difícil, mas as luzes darão uma beleza especial à imagem.

Exemplos:


Por Yuri Bittar


Por Yuri Bittar





Autor

Yuri Bittar

Designer, fotógrafo e historiador. Mestre em Ensino em Ciências, na Universidade Federal de São Paulo, graduado em Desenho Industrial (Mackenzie) e História (USP), atua como designer gráfico, desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano.

Website pessoal: http://www.yuribittar.com


Últimos Publicados
Próximos Cursos
  • Nenhum curso agendado no momento.
Associe-se FCSV é uma associação sem fins lucrativos que visa agrupar fotógrafos amadores e profissionais em torno de discussões teóricas, saídas fotográficas práticas e procuramos oferecer meios de melhorar o conhecimento na área, através de cursos, palestras, workshop e oficinas. Inevitável fazer novos amigos que juntos fazem o que gostam que é fotografar. Saiba mais
Apoio SECULT
Secretaria de Cultura de São Vicente









ILHA PORCHAT CLUBE



Filado a CONFOTO - Confederação Brasileira de Fotografia.
© 2012 - Todos os direitos reservados ao Foto Clube São Vicente - O FRAME.

Textos e imagens não poderão ser reproduzidos sem prévia autorização.

Desenvolvimento, administração e hospedagem.